Unhelich do Arroz: Um estranho no prato? (Artigo em manutenção)

Ele está presente no cotidiano do brasileiro e virou símbolo da culinária "in terra brasilis". Não falta tributos e aplicações para ele. Mesmo sendo coringa doméstico e familiar ao nosso paladar, ele é um estranho a nossa pensamento mais cauteloso. Ah, o arroz! Por baixo ou em cima do feijão?

Como o apressado come cru, vamos conduzir cuidadosamente a investigação sobre este "injustiçado". Bora lá, que a conversa chegou na cozinha!
Como disse uma sábia criança "Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato", haja prato para 400 toneladas de arroz por ano (mesmo peso de cem milhões de elefantes ou 25 milhões de tanques de guerra). O arroz é o terceiro alimento mais consumido do mundo fica atrás apenas do leite e do trigo (pensou que era o Mc Donald's né? hehe)



Segundo cientistas e historiadores a origem do seu cultivo é contraditória, porém muitos indicam que ele tenha surgido a cerca de 5.000 mil anos, no sudeste da Ásia. Mas não faltam indicativos de que possam ter surgido entre americanos e africanos.

Abati-uapé ou milho d'água, já era cultivado pelos nossos avós Tupis no litoral, há indícios que a sua origem aconteceu na terra dos Nambiquaras, Rondônia, há 4.000 atrás, depois disso, os invasores portugueses meteram o pé no alagado alheio e abiscoitaram a produção do arroz dos piazitos aborígenes.


E sua importância biológica, social e antropológica?

Comer, comer, é o melhor para poder crescer, e o arroz sem dúvida, é o melhor alimento para uma alimentação saudável. É? Não é bem assim que as coisas acontecem. Não há unanimidade dos benefícios do arroz. Alguns nutricionistas alegam que ele é completo para a nutrição humana (O porquê disto, procure no site que recomendo aqui para mais detalhes (1) ). Há outros que condenam o consumo do arroz. (2)

O cultivo de cereais, como o arroz, gerou influências escandalosas na espécie humana. Ao perceber que do grão caído na terra, renova-se em um ciclos de novas plantas, e dominar a agricultura, o Sapiens deixa de ser nômade, sossegou em espaços fixos e inaugurando sociedades. Ainda hoje, mesmo com a sociedade industrial, o arroz que nasce nos campos, sustenta metade da população mundial, ou seja, quase 4 bilhões de bocas sendo alimentadas por este grão.

A alimentação marca a existência de culturas, pois ele extrapola uma demanda biológica e constrói significados ligados a própria identidade de um povo ou indivíduo. O arroz por exemplo, consumido pela manhã no Peru e no almoço por Brasileiros, a chuva de arroz em casamentos de Portugal, o enterro de vietnamitas nos arrozais e a colheita silenciosa dos japoneses para evitar que os espíritos do arroz acordem e provoquem uma colheita ruim.

Continua...

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(1) Arroz: composição e características nutricionais - http:
Como é feito a colheita de arroz? - https://www.youtube.com/watch?v=2v6S006gPXo

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas