Descobrimento ou Invasão? Aspectos de uma identidade imposta




É muito comum falar em um “Descoberta da América”, tanto que até soa estranho falar em uma “Invasão européia da América”. Se descoberta foi, isso aconteceu aproximadamente em 12.000 A.C, pelos povos que cruzaram o estreito de Bering no período glacial, povoando o “novo mundo”. Esses povos, com suas particularidades, criaram um modelo de vida, se dividiram por todos os cantos da América, criaram grupos humanos diferentes entre si, cada um com sua cultura. A partir de 1492, os europeus aqui chegaram, sem pedir licença mataram a cultura e a vida de diversos grupos, civilizações complexas (cada uma em um estágio diferente de desenvolvimento) que em muitos aspectos superava a sua.
Nas aulas de Geografia e História, podemos lembrar como era o europeu olhava o mundo no século XVI. Com os avanços científicos, os europeus acreditavam que sua cultura era a única correta e que precisava impor seus ideias, para que todos pudessem ser como eles. Esse modelo de pensamento, o “Eurocentrismo”, coloca a Europa no centro cultural do mundo, e tem uma série de consequências, para citar dois exemplos simples, temos a linha que divide o mundo entre ocidente e oriente (Meridiano de Greenwich), localizada exatamente na Europa, que está no centro do mapa, outro aspecto é a divisão da história da América em antes e depois da chegada dos Europeus (Povos pré e pós colombianos), e vários outros fatores que o que sugere a Identidade Europeia como superior aos demais continentes.
Os europeus que aqui chegaram, com a desculpa de que eram “Povos evoluídos” e precisavam educar os povos, fizeram dos povos nativos engolirem a seco a idéia de uma inferioridade racial. Esta idéia ignorava toda uma cultura que os povos pré-colombianos haviam construído, saquearam seus templos, violentaram suas famílias, levam seus recursos naturais, trocaram nomes de cidades, impuseram a fé católica forçando os povos a abandonar sua religião, ou seja, invadiram sua terra roubando muito mais que ouro e prata: retiraram desses povos o direito de decidir sobre a sua própria Identidade.




A AMÉRICA NÃO FOI DESCOBERTA!

Reflexões sobre “A Conquista da América – A questão do Outro”
de Tzvetan Todorov (Ed. Martins Fontes, 4ªed, 2011) : https://acasadevidro.com/2012/09/25/a-america-nao-foi-descoberta-a-invasao-europeia-do-novo-mundo-segundo-todorov/

Comentários

Postagens mais visitadas